Sábado, 16 de Fevereiro de 2008
O guardião goleador
Texto de Mário Rui Nicolau
Futebol

 

Nuno Aguiar

É o guarda-redes com mais golos marcados na divisão de Honra distrital de Leiria e, em simultâneo, o avançado com mais minutos a defender a baliza na mesma prova. Chama-se Nuno Aguiar, tem 24 anos, fez toda a formação no futebol como o jogador mais defensivo em campo. Mas a necessidade do Ansião, equipa que representa, levou-o a jogar mais à frente no final da época 2005/06. Esta temporada já apontou dois golos e está entre os jogadores mais concretizadores da equipa do norte do distrito.

Natural de Pombal, Nuno Aguiar fez toda a formação futebolística no Sporting local. Teve como treinador Paulo Neves, que mais tarde o levou para Ansião. E foi o técnico que lhe reconheceu aptidão para o ataque. “Sempre quis ser guarda-redes. E nas camadas jovens joguei nessa posição. Mas o Paulo Neves chegou a colocar-me a jogar como avançado em alguns torneios”, recorda. E adianta: “Também costumo jogar como atacante em jogos entre amigos e sempre tive alguma capacidade para fazer golos”.
Na época 2006/07, Nuno Aguiar não jogou futebol em Portugal, os estudos – o atleta está a tirar uma licenciatura em Ciências do Desporto - levaram-no à Universidade de Belo Horizonte, no Brasil. Aí foi integrado na equipa da instituição de ensino que disputava o campeonato universitário, onde conheceu uma nova posição em campo. O treinador brasileiro reconheceu-lhe qualidade para actuar como médio-ofensivo. Nuno Aguiar jogou com regularidade e apontou alguns golos. “Foi uma boa experiência”, lembra.
De regresso a Portugal, reingressou no Ansião esta temporada, mas não foi recrutado para actuar como guarda-redes e sim como avançado. Lesionou-se e esteve parado entre Setembro e Dezembro de 2007. Regressou em Janeiro e apontou dois golos.
No entanto, a saída dos dois guarda-redes do Ansião levaram a que o técnico Ricardo Silva voltasse a colocar Nuno Aguiar na baliza. Estreou-se no passado domingo com um empate frente ao Vidreiros.

Na frente sempre que necessário

Ricardo Silva, treinador do Ansião, garante que não terá qualquer reserva em utilizar Nuno Aguiar como avançado se o rumo de um jogo assim o exigir. “O Nuno tem condições para jogar nas duas posições e se for necessário faço entrar o outro guarda-redes e coloco-o na frente. Quando ele passou para a baliza essa possibilidade foi discutida”, afirma o técnico.

 
in: Região de Leiria, 15Fev08


publicado por ansiaonews às 08:54
link do post | comentar | favorito
|

.Ansião News
.Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. União Desportiva de Santi...

. Últimas Notícias

. TORNEIO DE FUTEBOL 7 do A...

. Campeonato Nacional de BO...

. Futsal de Campeões em Ans...

. Arranque da Época Desport...

. Participa no Fórum de Ans...

. Arranque da Época Desport...

. Madeira SAD conquista déc...

. 10ª Supertaça a caminho

. Ansião vai acolher supert...

. Avelarense aposta na form...

. Benfica e Sporting começa...

. Vitória Venezuelana no sp...

. João Mendonça Pereira (Pa...

. 9º Jogos Desportivos term...

. Andebol feminino recupera...

. Final da taça do Distrito...

. Peniche faz a dobradinha ...

. Futebol: Caçadores de Ans...

. 9º Jogos desportivos - Co...

. Norte do distrito já tem ...

. Agenda Cultural e de Jogo...

. NDAP defronta Selecção fe...

. Clawsport - Cláudio Moura...

.arquivos

. Outubro 2009

. Julho 2009

. Fevereiro 2009

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

.links
.pesquisar
 
.Bancada
.subscrever feeds